Edificação | 1 Timóteo 2.9-12
Eu acho muito irônico quando vejo
pessoas, principalmente mulheres, colocando a Bíblia em discussões de gênero
para dizer que Deus, através de sua Palavra, discrimina mulheres. Eu sei que os
textos que vocês conhecem, tais como Efésios 5, que discute o lar cristão e diz
que as mulheres devem submeter-se a seus maridos, ou 1 Timóteo, que diz que
elas devem se calar nas igrejas e não podem ensinar aos homens, são uma fração
absurda e descontextualizada do que realmente se quer dizer nessas cartas do
apóstolo Paulo. Observando o fato de que o maior de todos os escritores
bíblicos do Segundo Testamento era a favor da castidade e da vida sem o
casamento, não podemos em hipótese alguma confundir a voz de Deus com a voz do
seu narrador. O entendimento das Escrituras vem com a leitura dela e não com
fragmentos soltos, usados ao bel prazer de quem não tem o menor interesse em
conhecer esse Deus magnífico que compôs uma obra prima em 66 livros
interconectados, que precisam ser lidos como um.
Antes então de falarmos a
respeito desses dois textos que citei anteriormente, quero expor alguns outros
a vocês de forma rápida e bastante simples. O primeiro está em Gênesis 1.27 que
diz: Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus os criou; homem e
mulher os criou. Esse versículo nos mostra que para Deus não há diferença
essencial nenhuma entre o homem e a mulher. Ambos foram criados à igualdade da
imagem de Deus Pai! Ambos receberam corpo, alma e espírito e podem receber de
Deus o Espírito Santo. Portanto, não há nada que nos diferencia no tratamento
do Pai a nosso respeito.
O segundo texto está em Gálatas
3.28 e diz: Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem
nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Nós somos um em Cristo
Jesus! Vocês sabem o que isso significa? Que nós estamos debaixo na mesma
graça, da mesma misericórdia, somos alvos do mesmo amor e somos iguais por
redenção! Isso não somente em relação a gênero, mas a cor de pele, etnia, cores
e tipos de cabelos e todas essas coisas que fazem parte da nossa identidade, da
nossa cultura, e que Deus teve muito trabalho e cuidado para criar com toda
essa diversidade. Nossas diferenças foram feitura de um Criador amoroso que
quis dar a nós graça e cor, então para quê criarmos nós impedimentos e degraus
que nos afastam?
Em terceiro lugar, veremos o
texto que está em Gálatas 5.22-3 e diz: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria,
paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio
próprio. Esse texto não diz “os dons do Espírito para os homens são esses e
para as mulheres são aqueles”. O que o texto diz é que todo aquele, homem e
mulher, que andar no Espírito Santo frutificará através Dele. A Bíblia também
não distingue os dons ministeriais entre homens e mulheres, portanto ambos
podem exercer o ministério no Corpo de Cristo.
Por toda a Bíblia vemos mulheres
a quem Deus deu dons, abençoou e usou no ministério. Alguns exemplos são:
- Miriã: a profetiza (Êxodo 15.20);
- Débora: juíza de Israel e líder do exército (Juízes 4.4);
- Hulda: a profetiza (2Crônicas 34.22);
- Ana: a profetiza (Lucas 2.36);
- Priscila: uma professora da Bíblia (Atos 18.26);
- Febe: a diaconisa (Romanos 16.1).
E essas duas últimas, expostas no
Segundo Testamento, nos são apresentadas pelo próprio Paulo. Jesus teve muitas
mulheres o acompanhando e o auxiliando em Seu ministério. Também é extremamente
significativo sabermos que em Sua primeira aparição depois de ressurreto
(Mateus 28.1-10; João 20.11-18) foi à mulheres que Jesus se anunciou, ficando
os discípulos para depois disso.
A ideia da submissão, tão
deturpada no contexto de hoje, que nos lembra escravização de pessoas, está
sendo referida na Bíblia à toda humanidade, inclusive a Cristo. Todos nós
estamos debaixo de alguma autoridade, a mulher, o homem e até mesmo Jesus, que
se submete com alegria a Deus Pai. Autoridade aqui não diz respeito a seguir
ordens infundadas de algum controlador, a bater continência e dizer amém a tudo
que o outro diz, mesmo quando é algo para o nosso mal, no caso entre homens e
mulheres, mas é colocar-se debaixo da proteção e do cuidado de alguém que pode
fazer isso por nós. A Bíblia nos diz em Mateus 11.30 que o julgo de Cristo é
suave e que o Seu fardo é leve, ou seja, estar debaixo da soberania Dele é
poder carregar sim nossa cruz, mas de forma mais suave, mais agradável e com
muito menor dor e sangue. Uma mulher que encontra no homem que ama a proteção,
o cuidado, o afeto, a provisão emocional e também financeira, aquela que
encontra no marido um amigo leal, um esposo fiel, essa sim encontrou um
verdadeiro tesouro. O homem que se coloca debaixo da soberania de Cristo, que é
a Ele obediente, encontra a verdadeira paz e a certeza de que sua família é seu
primeiro ministério!
Aos cristãos é válido lembrar que
a liderança do homem vem desde a criação e que o versículo mais polêmico sobre
esse assunto, de Efésios 5.24 - que diz: Como, porém, a igreja está sujeita a
Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seu marido -, fala
de devoção, de adoração, de dedicação e de cuidado. É como se esse versículo
nos dissesse que aquilo que sentimos ao olhar para Jesus, que a liderança de
Cristo sobre nós que nos alegra, precisa ser aquilo que sentimos quando olhamos
para nossos maridos. É uma devoção amorosa e que não pensa em seu próprio
benefício, mas que se alegra em cuidar e servir. No entanto, quando nós lemos Efésios
5, geralmente paramos nesse versículo sobre a mulher, mas vamos ver o que esse
capítulo continua nos dizendo?
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. (Efésios 5.25-29)
O versículo primeiro desse
capítulo nos convida a sermos “imitadores de Deus, como filhos amados”, ou
seja, ele já nos introduz a uma realidade de amor unificada e real. Isso quer
dizer que do mesmo modo em que a mulher deve submeter-se, não às vontades, aos
caprichos, às maledicências e muito menos à violação de suas dignidades, mas à
autoridade dada aos homens através de Cristo, também os homens devem “amar suas mulheres, assim
como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela”. Você, mulher,
daria sua vida por seu marido? Aceitaria subir numa cruz e entregar seu último
suspiro, até sua última gota de sangue, para salvar o homem a quem você diz
amar? Pois é isso que o Senhor pede que seus maridos façam por você! Consegue
ver como isso é grande?
O problema é que os homens desse tempo entendem essa
submissão como julgo, não têm consciência de missão, não sabem quem são
e nem para onde estão indo. Querem casar sem ao menos entender o que é o
casamento, o que ele significa e o que quer dizer “tornar os dois uma só carne”
(Efésios 5.31). Eu acredito que uma mulher só não é capaz de entender esse
texto com o amor do Pai porque ela ainda não encontrou em sua vida um
verdadeiro servo de Deus! Nós somos membros do corpo de Cristo, iguais em
essência, diferentes em responsabilidades, mas amados e desejados por Deus da
mesma forma.
Um homem não gerar filhos não o
torna menos importante nas funções da família, uma mulher não ter força bruta
não a torna menos relevante nos afazeres da provisão. É preciso que paremos de
nos ocupar com aquilo em que queremos ser iguais e passemos a nos preocupar com
aquilo que nos torna complementares. Se os homens e as mulheres da nossa
geração não são capazes de exercer a totalidade de Efésios 5, isso não é
responsabilidade de Deus, mas nossa!
Portanto, quando Paulo diz em 1 Timóteo 2.11 que as mulheres
devem aprender em silêncio e com toda a submissão, e esse foi o texto que me
perturbou durante a noite e me fez chegar até aqui nessa conversa, ele não está
dizendo que não podemos nos manifestar, mas sim que não podemos passar por cima
da autoridade dos homens e daquele que está sendo pregado no altar. Por isso
também é tão importante estudarmos a Bíblia e não somente ler os versículos
motivacionais ou tendenciosos que são publicados em redes sociais. Essa carta é
escrita pelo apóstolo Paulo a Timóteo, que estava em Éfeso. Olha que coincidência,
a mesma igreja para onde foi escrito o texto de Efésios 5, uma igreja com
problemas graves de falsa doutrina, desordem na adoração, necessidade de
líderes qualificados e materialismo. As mulheres que lá frequentavam estavam
entregues aos prazeres da carne (1 Timóteo 5.6; 1 Timóteo 3.6) e suas práticas pecaminosas
apareciam nos cultos, tornando-as foco de distração, tanto que Paulo pede para
que o único adorno que elas tenham no corpo seja o das obras para o reino de
Deus. Imaginem então como não se vestiam e exibiam suas riquezas e corpos com
egocentrismo e falsa adoção a Deus em um lugar que é, até hoje, dedicado a realização de cultos à Trindade.
Finalmente, o que quero dizer, à luz das Escrituras, é que
texto sem contexto não funciona sequer em uma literatura comum, imagine em uma
literatura base de fé para muitos e objeto sacro para os cristãos. Proponho que
você leia os textos em destaque aqui, folheie as Escrituras com cuidado e
atenção e reflita a respeito de suas interpretações. Será que o problema da
Bíblia é o que ela diz ou o que você deixou de ler?
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