Edificação | Analisemo-nos a nós mesmos!
Estamos sempre muito ansiosos. Em tudo encontramos medo e ansiedade, pois vivemos em uma realidade em que nos é dito o tempo inteiro que não somos bons o suficiente. Temos que conviver com pessoas e relações que nos oprimem e que nos fazem achar que não podemos ser melhores do que já somos, que não podemos hoje alcançar nossos objetivos por falta de competência ou de fé.
Diz na Palavra de Deus que nossa fé pode ser do tamanho de um grão de mostarda que ela será suficientemente grande pra mover o mundo. Precisamos acreditar mais no que diz o Senhor pra que alcancemos a noção de quão amados e cuidados nós somos!
Quem é o homem pra julgar e diminuir o próprio homem? Quem é essa pessoa ao seu lado que te faz achar que você não é merecedor de ser amado? Quem é você diante de Deus? Será que não é você quem anda maltratando e afetando as esperanças de alguém?
Essas perguntas precisam ser feitas!
Quando passamos a acreditar que temos em nós poder na força de nossos braços pra colocar nosso irmão contra a parede, constrangê-lo e dizer a ele o que pensamos sem nos analisarmos primeiro, então estamos querendo tomar o lugar de Deus. Nossa justiça é injusta, nossas orações são pequenas e geralmente falam apenas sobre nós mesmos. Nosso egoísmo é o maior vilão, pois nos colocamos acima do outro e acima do bem e do mal pra apontar o dedo e enfrentar a Deus como se ele fosse um igual a nós, pecador como nós, fraco como nós. Subestimar a Deus leva nações ao fracasso!
Talvez se nos preocupássemos mais em pensar sobre quem nós somos, teríamos mais motivos pra pedir desculpas do que pra exigi-las. Quando olhamos pra Deus, quanto mais o conhecemos, mais sabemos quão pequenos nós somos. A grandeza de Deus é esmagadora e nos faz ver que nada que nós fazemos nessa Terra tira sua glória, sua majestade. Essa consciência nos tira também do pedestal que as vezes nos colocamos e nos deixa de joelhos pra entender que a humildade e o amor são o caminho mais curto pra paz de espírito que tanto buscamos e nunca somos capazes de manter.
O amor é a salvação pra todos os males. É a cura, a paz, a verdade e a retidão que nos aproxima de Cristo. Olhemos pro outro com amor e peçamos a Deus que brilhe Cristo em nossos olhos. A amabilidade não faz do outro melhor, mas transforma a nós mesmos em pessoas que valem a pena estar junto. Ser amável é, acima de tudo, amar como Cristo amou. Não digo que seja fácil, mas precisamos começar, nos policiar e ficar atentos a nossos pensamentos pra que eles não nos traiam.
Quando alguém te fizer mal, olhe pra ele com olhos de Cristo e se pergunte o que Deus faria no seu lugar. Perdoaria 70 vezes 7 ou responderia com raiva e truculência, se vingaria? E, amados, perdoar não deixar que as pessoas nos maltratem, mas é entender que somos todos pecadores e que erramos, falhamos, temos dias ruins e as vezes não temos maturidade suficiente pra lidar com as situações. Cada ser é um indivíduo diferente, com uma digital diferente, que vive um momento da vida diferente e que, sendo assim, lida com as situações e com os sentimentos de formas diversas. Sejamos, então, amáveis!
Quem conhece verdadeiramente a Jesus não pode ser outra coisa se não amável!
"Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor." - Filipenses 4.5
Comentários
Postar um comentário