Edificação | Quais são os seus principios organizadores inconscientes?
Olá, meus amores leitores!!!
Hoje eu quero conversar com você que se identifica comigo em um aspecto bem peculiar: eu tenho uma baita queda por homens extremamente carentes que esperam que eu assuma o controle da situação, o que eu sempre acabo fazendo. Quem é assim também, levanta a mão aí , por favor! \o/
Só que isso não se resume a relações amorosas não, eu faço isso com toda e qualquer relação, do contrário eu não teria tantos bichos quanto tenho, né? Pra quem não me conhece através disso, eu tenho 30 animais em casa fruto de resgates que venho fazendo há mais de 6 anos. O que eu quero dizer é que existe um hábito muito ruim, e que me faz muito mal, de acumular os problemas dos outros. Eu sou uma acumuladora de sentimento e, se você levantou a mão ali em cima, então você também o é! O exemplo dos meus animais ilustra da seguinte forma: eu vejo um animal na rua, eu quero trazer pra casa. Uma pessoa acha um gato, eu quero tomar dela e trazer pra casa. Se acho que um animal está vivendo alguma coisa fora dos meus conceitos de padrão de cuidados, até mesmo na casa das pessoas, eu quero tirar o animal de lá e levar pra casa. Mas minha gente, e eu?
Se tudo o que eu vir de errado no mundo eu quiser trazer pra minha vida, o que será de mim? E é isso que acaba governando minhas relações com as pessoas também. A gente acaba por buscar capturar o sofrimento ou a dor do outro e trazer pra nós, pra resolvermos tudo. Como se fôssemos nós os responsáveis pelo que o outro está passando. E aí a gente não para pra pensar que tudo nessa vida tem um motivo! As vezes os problemas surgem na vida da gente pra nos ensinar a amadurecer e nos fazer evoluir espiritualmente. Então se toda vez que alguém que eu me relaciono tiver um problema, eu for lá e pegá-lo pra mim, estou privando aquela pessoa das provas a que ela precisa passar pro seu próprio bem. Se todo gatinho de rua que aparecer pra provar o amor, o desprendimento, o cuidado e a dedicação de alguém, eu for lá e tomar pra mim, quando essa pessoa vai crescer emocionalmente e aprender a lidar com essas situações tão difíceis mas que nos edificam grandemente?
Vejam, não estou dizendo que não devemos ajudar as pessoas, longe de mim pensar isso, o que digo é que não podemos nos responsabilizar pelo que acontece com os outros, a menos que sejamos diretamente causadores daquele sofrimento ou daquela situação. E hoje parei pra me perguntar qual seria a razão por eu agir dessa forma. Qual será a razão pela qual eu estou sempre me colocando como a pessoa que controla todas as coisas e que resolve todos os problemas?
O psicanalista Mark W. Baker, autor do livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu, diz que todos nós temos princípios organizadores inconscientes, que são construídos na nossa infância pelas nossas experiências. Esses princípios acabam por organizar todas as nossas decisões e escolhas ao longo de toda a vida e, quando chegamos a conclusões como essa a que acabamos de nos deparar, precisamos começar a pensar onde estão esses princípios, quem eles são e como faremos pra aprender a lidar com eles de forma diferente. Baker também afirma que crescer envolve ir em direção aos bons sentimentos, mas sem tentar escapar dos maus, pois não é possível apagar os nossos princípios organizadores, o que a gente faz é mudar a forma como reagimos a eles e como faremos pra desenvolver outros.
Talvez se passarmos a ver a carência de quem a gente se relaciona como uma oportunidade de crescimento pra nós e de evolução pra ele, aprendamos a lidar com os problemas de forma mais eficaz pra nossa saúde emocional. A carência das pessoas não pode ser uma exigência pra nós. A mídia nos diz o tempo todo que nós devemos ser as mocinhas que salvam as almas dos bad boys, mas isso não é real! Ninguém muda por isso, as pessoas mudam porque buscam mudança e se propõem a mudar, não por uma decisão nossa de entrar na vida delas e fazer milagres comportamentais.
E aí, será que você sabe qual é o seu princípio organizador inconsciente que te fazer agir dessa forma?
Me conta aí e, assim que eu descobrir o meu, eu conto também!
Espero que a leitura tenha sido boa pra você como foi bom escrevê-la! =)
Os princípios organizados do inconsciente só acontece na infância?
ResponderExcluirSim! Mas eu creio que eles podem ser transformados em Cristo e através de nossa relação com Ele.
Excluir