Resenha | A origem da idolatria - Mauro Meister

Peguei essa belezinha emprestada com uma amiga e quão grande foi minha surpresa ao ver que a leitura, embora bem curta, é muito impactante! Mauro Meister é um grande escritor, com uma construção fluida que nos faz entrar naquilo que ele narra, o que se tratando do tema idolatria pode ser uma tarefa bastante dolorosa.
Meister começa nos mostrando que a idolatria mora em nossos corações, pois nós fomos criados por Deus para sermos adoradores e se não tivermos Jesus a quem olhar, então nossa tendência é criar coisas pelas quais podemos nos debruçar em adoração. Ele também discute nossa necessidade pelas tão discutidas imagens, pois o ser humano também busca aquilo que seus olhos podem ver e, na ausência de uma imagem do Deus do Universo, o que fazemos é criar falsos deuses que possam ser reproduzidos em gesso para nossa satisfação pessoal. Sem falar das imagens pós-modernas do alter ego, como as selfies e as exibições daquilo que não somos.
Quando deixamos de lado o propósito de Deus para nós, ou seja, segundo o autor, “povoar a terra e nela reproduzir o Jardim de Deus”, então abandonamos também o sentimento de adoração permanente em tudo o que fazemos, pois tudo deveria ser para a glória do Pai. Nossa liberdade, dada por Deus no Éden, tendo apenas uma única restrição – o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal –, era para ser usada em obediência e plena comunhão com o Senhor. Era para desfrutar do som de Sua voz e depositar Nele nossa fé e nossa confiança, mas o homem optou por depositar tudo isso na serpente, o que nos dá uma herança de idolatria perpétua.
Obviamente a consequência da adoração inadequada é o afastamento de Deus, porque tudo o que nos distrai do propósito inicial e da comunhão constante com Ele nos leva para longe, e isso é visto na nossa falta de autoridade sobre a terra e sobre a escravidão emocional a que estamos submersos.
O que Meister faz nesse pequeno livro de 77 páginas é destrinchar a origem do mal da idolatria, suas consequências e como podemos lidar com elas. Como identificar em que lugar está a idolatria dentro de nós? Como encontrar quais são nossos deuses pagãos e assim podermos nos livrar deles nessa batalha diária contra o Diabo que a criou?
Leitura sensacional que vai mudar suas perspectivas sobre a origem da idolatria!

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas